terça-feira, 6 de maio de 2008

A Mentira da Falta de Humildade


É com muita tristeza que hoje escuto uma notícia televisiva bombástica: "Investigadores do IPO de Coimbra descobrem que o cogumelo "Coriolus Versicolor" é eficaz no combate do cancro do cólen do útero!"
Isto é de facto uma falta de humildade atroz, pois este cogumelo, conhecido na China como "Yun Zhi" é utilizado à milhares de anos na Fitoterapia da Medicina Tradicional Chinesa, que pelas suas propriedades energéticas tem como indicações:
- Infertilidade, rejuvenescimento, deficit imunológico, impotência, ejaculação precoce, tumores, leucemias, alterações de imunidade, SIDA, tuberculose, envelhecimento precoce, menopausa e andropausa, etc.
Um pouco de humildade e reposição da verdade não ficava nada mal, pois não há problema algum em se investigar, mas reconhecer o valor de uma ciência com milhares de anos e com provas mais do que dadas só ficaria bem.
É evidente que os interesses de lobbies poderosos estão por detrás, onde também se encontra o medo de uma classe orgulhosa do seu status intocável.
Deixemo-nos pois de guerras infantis pelo prestígio e poder e que se invista a energia em minimizar o sofrimento de todos aqueles que necessitam.
Já agora, por favor, aproveitemos a sabedoria de milhares de anos que a humanidade já percorreu na sua história e não nos tomemos como apoteose do conhecimento e da evolução, pois se fizermos muitas comparações talvez nos envergonhemos de tão monstruoso orgulho.

1 comentário:

Phtah disse...

Realmente, o que falta é resgatar toda a sabedoria que existe no mundo ao invés de hastear a bandeira do orgulho, pensando que tudo o que nos precede é de algum modo inferior ao que temos actualmente, e além disso, reconhecer, através dos muitos exemplos que já se somam, que na realidade isso não é assim...